Alô, Maria?

O homem não tinha muito dinheiro, nem muita comida, ou muitas coisas suas. Não tinha um lugar pra ficar, só as ruas da cidade por onde andava tranquilo, a marquize, as estrelas e um sorriso no rosto.

Um sorriso meio despretensioso, de quem simplesmente quer sorrir, de quem não tem motivos para não sorrir. Está bem como está. Tem certeza de que está e estará sempre bem e a cada dia melhor. Sorriso de quem consegue ver o belo ao seu redor e encantar-se com isso.

Todo dia era assim, acordar com o nascer do sol, antes do pessoal da loja chegar, juntar suas poucas coisas, limpar a calçada e sair, ninguém precisava saber que ele esteve ali. Daí às ruas, um trocado aqui, um papo ali, para-brisas, vitrines, quase invisível no meio da multidão. Descobriu que sabia fazer malabares. Divertia amigos e desconhecidos. Seguia dia a dentro tentando não incomodar, reconhecer alguém, causar sorrisos e juntar trocados.

Toda noite reunia-se com os amigos para partilhar o soldo do dia, contar os causos do dia, ouvir o passado alheio e procurar o próprio. Sempre tinha sopa. Sempre tinha café quentinho. Quase sempre tinha pão. Dias de festa tinha leite. Não sabia ao certo se tinha leite por ser festa ou era festa por ter leite. Praça sempre cheia e boas risadas enchiam a noite.

“- Preciso ir agora amigos” Sempre saia às 19:00 horas, ia ao orelhão.
“- Pra quem ele liga toda noite?”
“- Liga pra filha dele” e riam dele.

Não sabia seu nome, seu endereço, sua origem, sua infância, sabia que tinha uma família, uma filha, que o nome dela era Maria. Pensava que trabalharia durante o dia. Provavelmente teria filhos. Procurava por ele. E, desde que encontrou uma velha lista telefônica, ligava todas as noites para alguma Maria da lista, qualquer Maria. Todas as noites ele ligava e dizia o mesmo “alô, Maria?” e aguardava em silêncio.

“- Alô, Maria?”

“- Alô, pai?”

Anúncios
Categorias: Contos | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: